Telefone
(18) 3221-3777

Atendimento
8:30 às 18:00

Notícias

Anac reforça novas regras de inspeção em aeroportos

Por: - 22-07-2016 00:00:00


Matéria extraida da coluna do Jornal Imparcial escrito por Marcos Antônio Lucas Vice-Presidente da Aviesp.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reforçou os procedimentos de inspeção nos aeroportos do país, como a verificação de bagagens e a revista de passageiros para acesso ás áreas de embarque, pista e aeronaves.

Por isso, a AVIESP orienta que os passageiros cheguem com no mínimo 02h30 antes do voo no aeroporto nas viagens nacionais, mas o ideal é chegar ainda antes. Para os voos internacionais, a orientação é chegar três horas antes.

Além da passagem pelo pórtico que identifica possíveis objetos proibidos, os passageiros poderão ser sujeitos a passagem pelo scanner corporal ou revista física aleatória.

Neste caso, o passageiro poderá ser revistado – em local publicou ou privado - por um agente de proteção da aviação civil do mesmo sexo, independentemente do disparo do alarme do equipamento de raio X. Detalhe: até crianças podem ser revistadas.

Se o passageiro se recusar a ser submetido à revista física, poderá ser proibido de entrar na área de embarque.

A retirada de computador portátil e de outros dispositivos eletrônicos do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão será obrigatória na passagem pelo raio X para voos domésticos.

Atualmente, a medida é adotada para voos internacionais. A Anac explica que a presença do notebook dificulta a visualização dos demais itens no interior da bagagem durante a inspeção pelo equipamento de raios X.

A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de raios X também poderá ser solicitada. Nesse caso, os passageiros deverão abrir a bagagens de mão para inspeção pelos agentes. Se o passageiro se recusar a abrir a bagagem de mão, poderá ser impedido de entrar na área de embarque.

As agências de viagens associadas a AVIESP têm profissionais capacitados que estão aptos a fornecer todas as informações  detalhadas para tornar a sua viagem mais tranquila e segura.

Consulte a lista de agências através do site: www.aviesp.org.br