Telefone
(18) 3221-3777

Atendimento
8:30 às 18:00

Notícias

Conhecendo Lugares- PORTO SEGURO

Por: - 16-06-2017 00:00:00


Curiosidades sobre Porto Seguro


Todo dia 27 de setembro, aniversário dos santos que são irmãos gêmeos, os noivos enchem as igrejas acreditando que a data traz fertilidade para o casal. Por serem protetores das crianças, entre os dias 17 e 27 de setembro, a molecada da região de Porto Seguro sai às ruas pedindo doces para a vizinhança, enquanto dentro das casas, as famílias fazem festas para os santos. A crença em São Cosme e São Damião chegou ao Brasil a partir de 1530 trazida por portugueses.

O Capeta, a Telha e o Quadrado de Trancoso
CAPETA 
Dizem que quem vai a Porto Seguro acaba encontrando o Capeta. Na verdade a Capeta, bebida típica famosa da região vendida em quase todos os bares e muito apreciada pelos turistas. Reza a lenda que a bebida foi criada em 1998 pelo dono de um bar em Arraial d’Ajuda, que andava muito cansado e recebeu a sugestão de tomar pó de guaraná. Mais tarde, resolveu adicionar mel, limão e cachaça ao guaraná para curar uma gripe e achou "do capeta". Daí surgiu a famosa receita que foi modificada e hoje leva abacaxi, canela, leite condensado, guaraná, vodka e gelo.

FEITO NAS COXAS 
Os guias turísticos de Porto Seguro juram "de pé junto" que essa expressão nasceu na cidade. Eles contam que durante a escravidão, os colonizadores obrigavam os escravos a moldar telhas de barro nas próprias coxas. O resultado eram telhas irregulares, com ondulações e tamanhos diferentes. Por isso, até hoje quando um trabalho fica mal feito, dizem que foi "feito nas coxas".

O QUADRADO DE TRANCOSO 
A maior injustiça histórica com as formas geométricas, o quadrado de Trancoso é na verdade um retângulo, preenchido com grama, rodeado por casas antigas e com a Igreja de São João ao fundo. O vilarejo foi construído sobre uma falésia por Jesuítas em 1586 e ficou esquecido por séculos até ser redescoberto por hippies na década de 70. Hoje o local é centro comercial de Trancoso e as casas viraram lojinhas de artesanato, roupas e restaurantes. O local merece uma vista, principalmente por causa do mirante que fica atrás da Igreja e tem uma vista deslumbrante da orla.

Fonte: Secretaria Municipal de Turismo de Porto Seguro, Guia Quatro Rodas e Terra